Algumas perguntas subjetivas podem ser difíceis de responder. Discutir um assunto que envolve muitos aspectos diferentes é complicado também. Quantizar aspectos subjetivos parece bobagem em algumas situações, mas há situações que isso pode ser importante.
Por exemplo, para conseguir responder se uma escola é boa (aspecto subjetivo), precisamos verificar os diferentes aspectos que tornam uma escola boa como: ensino, infra-estrutura, aceitação do formado no mercado de trabalho (no caso de cursos profissionalizantes) e etc. O ensino corresponde ao aprendizado do aluno que pode ser 'medido' por avaliações, a infra-estrutura é adequado quando as necessidades físicas são satisfeitas e a aceitação no mercado de trabalho pode ser avaliada com o empregabilidade dos ex-alunos. Outros aspectos como vida cultural e formação em mais áreas são outros aspectos que podem tornar uma escola boa.
Mas como agrupar tantos aspectos em apenas uma característica? Como avaliar cada uma dessas características?
Acredito que a utilização de indicadores é uma opção considerável nesta situação. No caso da escola, os indicadores podem ser levantados por questionários respondidos por alunos, professores, funcionários e ex-alunos da instituição. As respostas indicarão se a escola atinge cada um dos aspectos levantados de forma satisfatória e ainda receber críticas construtivas.
Indicadores não são respostas exatas ou verdades, são apenas tendências, mas podem ser utilizadas de forma consistente e construtiva. Indicadores podem parecer mais exatos, mas são apenas uma forma de simplificar sensações subjetivas e dessa forma, são subjetivos como as opiniões das pessoas.
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