O assertivo expõe suas ideias e sentimentos quando necessário para proteger seu próprio espaço, mas não é agressivo. O assertivo usufrui seus próprios direitos, reconhece seus sentimentos, solicita ajuda para realizar seus próprios desejos e expressa suas opiniões e sentimentos de forma direta, com integridade, honestidade e respeito aos outros. Ou seja, afirma seus desejos e sentimentos com respeito.
Conviver com pessoas assertivas é bastante agradável, pois elas não estão frustadas com mágoas reprimidas e problemas mal-resolvidos, e assim transmitem confiança e segurança. A asserção é uma característica natural em líderes, pois eles precisam transmitir confiança para motivar e liderar suas equipes.
Muitas pessoas se sentem inferiores em receber opiniões sobre seus próprios atos, outros se sentem ameaçados, ou ainda menosprezam a opinião alheia por não saber lidar com visões diferentes. E dessa forma, não conseguem ser assertivos.
Racionalidade para canalizar os sentimentos é um pouco necessário para alcançar a asserção, pois encontraremos pessoas que irão nos agredir com críticas ácidas sem pontos construtivos. Nessas ocasiões, procuro me afastar da forma mais elegante possível. Racionalidade não deve ser usada para sufocar os próprios sentimentos, mas deve ser utilizada para transmití-los de forma respeitosa.
Outro ponto bastante importante para alcançar a asserção é a habilidade de comunicação, afinal a transmissão de sentimentos e desejos depende fundamentalmente desta habilidade. Pedir favores, opinar e criticar pode ser uma tarefa difícil para aqueles que se fecham ao mundo.


