quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Comunicação e entendimento

A civilidade trouxe a necessidade de interagir com as outras pessoas, com isso a comunicação se tornou indispensável. Comunicar-se bem é um requisito muito importante para qualquer profissional pois muitas atividades são realizadas em conjunto com diversas pessoas que tem características diferentes.

Boa comunicação envolve organização das ideias a serem transmitidas, concisão, vocabulário e expressão. Quando as ideias não são organizadas ou não tem objetivo as falas se tornam confusas ou tediosas, a comunicação é a transmissão de pensamento, fato ou sentimento, assim devemos organizá-los de forma lógica para podermos transmití-los.

A concisão pode ser considerada uma qualidade na atualidade em que as pessoas não tem tempo a perder com conversas longas. A concisão também ajuda a tornar a fala mais direta, com menos detalhes pode-se concentrar melhor nas partes mais importantes.

O vocabulário e a expressão são importantes para uma comunicação efetiva, pois se não entendemos o que é dito, as ideias não são transmitidas. O tom de voz e a forma como as palavras são ditas tem importância, pois geralmente transparecem nossas ênfases ou emoções.

A principio, o ato de se comunicar é fácil, mas a comunicação efetiva nem sempre é realizada com sucesso, pois podemos falar detalhes irrelevantes e desfocar do assunto e do objetivo da conversa, faltar com alguns detalhes, organizar mal a ideia e não transmitir o que se desejava ou etc. A comunicação mal-sucedida gera mal entendidos, discórdias e erros, evitá-los ajuda a alcançar uma vida com menos aborrecimentos.

A comunicação é muito importante também nas relações pessoais. Aliás, acredito a comunicação nas relações pessoais são mais difíceis de serem bem-sucedidas do que nas relações profissionais, pois os sentimentos de orgulho, medo e etc.interferem muito mais em nossas falas. Mas isso, vou deixar para outro post ;)